O vereador Alex Dellas, do Republicanos, se tornou réu na Justiça Federal, em ação que investiga lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas na região de fronteira entre Brasil e Corumbá. O detalhe é que Dellas é líder do prefeito Marcelo Iunes na Câmara.
A medida judicial foi dada em agosto deste ano e agora tornada pública na ação penal. As acusações do Ministério Público Federal contra Alex, o irmão Matheus Prado Della e o pai deles, Ale Tahir Della, foram expostas no âmbito da Operação Mamon, da Polícia Federal, em 2021.
Somente um dos trechos do processo diz que uma conveniência da família, a Prado Conveniência, movimentou R$ 14 milhões entre julho de 2019 a setembro de 2020. Essa movimentação toda seria incompatível com a renda do réu e também foi alvo de apontamento do Coaf.
A apuração trouxe que a família Della também fazia transações em dinheiro vivo para burlar o sistema dos órgãos de controle. A família teve dinheiro, veículos e outros bens bloqueados pela Justiça Federal.
Há outros investigados que se tornaram réus no processo. A denúncia foi aceita pelo juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, conforme Diário Oficial da Justiça Federal do dia 12 de dezembro.
O advogado André Borges defende a família Della no processo e destacou que ''todos sempre estiveram à disposição da justiça; aguardam as citações para se defenderem regularmente; confiam muito que no final tudo será esclarecido, com a absolvição''.
O que é líder
Lider do prefeito é o termo que se dá ao vereador que representa os interesses do prefeito e do Poder Executivo dentro de uma Câmara Municipal. É ele que articula com os demais parlamentares os interesses do chefe do Executivo.
A figura do líder costuma ser fiel ao prefeito e está presente em quase todas as atividades políticas do gestor. O espaço está aberto ao prefeito Marcelo Iunes.