Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazer uma nova ameaça de ruptura democrática ontem (28), Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), publicou um artigo com o alerta de que participar de uma tentativa de golpe de Estado configura uma série de crimes graves.
O artigo foi publicado no jornal Folha de S.Paulo.
O alerta acontece às vésperas de atos de 7 de setembro pró-Bolsonaro.
No artigo, intitulado "Intervenção armada: crime inafiançável e imprescritível", o ex-presidente do STF diz que tentar romper a ordem democrática com violência viola diversos ditames legais.
"No Brasil, como reação ao regime autoritário instalado no passado ainda próximo, a Constituição de 1988 estabeleceu, no capítulo relativo aos direitos e garantias fundamentais, que 'constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis e militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático'", pontua o ministro.
Ontem, Bolsonaro participou de um evento com lideranças evangélicas em Goiânia e as convocou a participar dos atos em seu favor programados para 7 de setembro. Bolsonaro destacou que não deseja ruptura, mas que 'tudo tem limite'.