Governo Lula 3 barrou a divulgação dos resultados da principal avaliação sobre Educação no País. Os dados são do Saeb relativos ao 2º ano.
Conforme a Folha de SP, a gestão Lula vai engavetar o conteúdo novamente. Em 2024, o Ministério da Educação fez o mesmo, mas havia prometido divulga-los posteriormente, o que não fez.
Ainda segundo a Folha, o conteúdo diz respeito à performance da alfabetização de 2023. O Saeb contempla as provas de português e matemática que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O jornal paulista obteve um ofício assinado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais, órgão do MEC responsável por avaliações, Manuel Palácios. No documento consta que deve ser publicizado somente dos microdados das avaliações do Saeb 2023 do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática".
Inédita
A notícia revela que a decisão de esconder resultados de uma avaliação já aplicada, com uso de recursos públicos, é inédita. O site consultou técnicos do Inep e a explicação para manter os dados em sigilo é por conta de outro instrumento criado pela gestão Lula para medir a qualidade da alfabetização.