O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai decretar medidas para serem adotadas em todo estado, após pandemia de coronavírus no mundo. Dentre as normativas está proibição de férias para servidores do setor da saúde, recomendações ao setor privado e confisco de produtos às empresas que estão ‘segurando insumos’ para vender mais caro, devido a ocasião.
“Infelizmente temos aproveitadores que buscam ganho fácil. Houve um sumiço do álcool em gel e máscara devido àqueles que querem um ganho fácil e tiram esses produtos das prateleiras para se vender mais caro. Se for necessário vamos agir como o poder de Polícia e tomar todas as medidas para que essas pessoas não prejudiquem a população com a falta de insumos”, disse o governador.
Azambuja comentou sobre os decretos que serão divulgados durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16). O secretário de Saúde, Geraldo Resende, coordenadores do Centro de Operações de Emergência e coordenadores do Lacen (Laboratório Central) estiveram presentes. Um site está disponível para consulta.
Conforme Reinaldo, o planto de contingenciamento da doença foi elaborado de forma conjunta com o Centro de Operações de Emergência. Ele diz que está preparando a rede pública com insumos necessários e que a partir, de agora, MS terá vários decretos com regulações do dia a dia.
Para o governador o grande problema são casos assintomáticos que circulam no organismo e transmitem às pessoas. Ele alertou sobre à disseminação de fake News, e que não irá tomar atitudes que fogem das necessidades.
Orçamento
O Governo do Estado vai priorizar a abertura de 100 leitos a mais em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). Azambuja, diz que tem condições e recursos financeiros necessários. Ele autorizou a contratação de pessoal, e compra de insumos. Ele vai usar poder de confisco para amenizar empresários que estão deixando de vender os produtos.
Setor Privado
Existe a recomendação de que o setor privado que crie normativas interna para se possível fazer os serviços por meios digitais e evitar contato direto com as pessoas. Ele pediu que a imprensa ajude com informativos e orientações a população.
Aulas
“Entendemos que vai chegar o momento de se parar as aulas na capital ou interior, e isso será no momento e cronograma, que é feito através de monitoramento pelo volume de contaminações”.
Vacinação contra Gripe
Haverá a antecipação da vacinação da gripe para o dia 23 de março. Para evitar uma grande aglomeração de pessoas, as datas para vacinação serão distribuídas em cronograma aos grupos de risco.
Eventos e reuniões
Os atendimentos em órgãos do goverrno serão individualizados. Não terá eventos, inaugurações e aglomerações por parte do governo do estado.
Férias
Todo o setor da saúde e Corpo de Bombeiros estão proibidos de pegar férias durante o decreto.
Idosos
Para o governador as medidas devem ser feitas para evitar o máximo de contágio. “Principalmente uma atenção especial as pessoas acima de 60 anos. A preocupação é justamente em asilos onde se tem fluxo, Penitenciárias, e pessoas em risco eminente”, disse.
Lacen
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que o Lacen faz o painel viral diariamente. Na semana passada, eles receberam 240 kits do Ministério da Saúde e a técnica recebeu treinamento na sexta-feira. Todos os dias o laboratório vai processar amostras recebidas.
A faixa etária de risco terá prioridade no atendimento. O Lacen já está com kits para os testes exames do Covid-19. Desde dezembro o estado está em alerta e em consonância com normativas federais. Profissionais de saúde foram treinados, segundo a Secretaria de Saúde.
Quarentena e pacientes humildes
Segundo secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone, o fundamental é não compartilhar objetos e manter a pessoa distante a dois metros do familiar. O profissional de saúde vai indicar uma melhor organização para a família em caso de algum membro ter a doença.
Fronteira
Haverá ampliação de leitos. Geraldo Resende, diz que existe uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Ponta Porã prestes a ser inaugurada, e que poderá ser utilizada só para tratar esses casos. Em Corumbá, mais dez leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão instalados na Santa Casa.
Visitas à Presídios
Todos os familiares estão recebendo informativos e haverá a diminuição do fluxo de visitas. Para evitar rebeliões, o preso terá a visita e orientações sobre a doença.
Veja o vídeo: