Trabalho da Escola Municipal Professor José de Souza foi um dos 27 selecionados para etapa seguinte do Concurso Federal promovido pela Advocacia Geral da União, a AGU, em Brasília. A conquista foi celebrada pela prefeita Adriane Lopes (Progressistas).
Conforme divulgação da prefeitura, a escolha e outras conquistas representam a consolidação da Educação como prioridade da gestão.
No caso da Escola José de Souza, ela produziu melhor trabalho do tipo ‘’Plano de Mobilização – Escola Cidadã’’. O estudo ficou entre os 27 classificados e disputou com outros 5.194 títulos de todos os estados e que passaram pelo julgamento da Comissão da CGU. No total, 1.970 escolas participaram do concurso.
Ainda segundo a divulgação, o resultado da 13ª edição do Concurso - promovido no exercício de 2024 - foi divulgado no Diário Oficial da União. A publicação foi feita pela Secretaria de Integridade Pública, substituta da Controladoria Geral da União.
O diretor da escola, José Lira, disse o projeto foi desenvolvido em cima das ações adotadas pela escola, descritas no plano de ações.
''Nós fomos informados por meio de Comunicado Interno da Secretaria Municipal de Educação, no início do ano. Desde que assumimos a direção, temos por propósito inserir nossa escola em projetos que sejam relevantes para nossos estudantes e que ofereçam contexto para significar o processo de ensino aprendizagem de maneira mais eficiente e prática''.
A coordenadora de projetos da escola, Maria Silvia de Lima, contabilizou 1.322 alunos e 45 professores do 5º ao 9º ano que participaram do projeto sobre combate ao bullying e cyberbullying. Inclusive, um caso na unidade com uma aluna inspirou a coordenadora no tema do Plano de Mobilização.
''Uma aluna foi vítima de cyberbullying e a partir daí, mobilizamos toda a comunidade escolar para combater isso. Fizemos várias palestras com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) sobre o tema''.
A comunidade escolar apresenta um contexto socioeconômico de classe média baixa, com uma excelente participação no processo de ensino e aprendizagem.
Ainda conforme a coordenadora, o objetivo da participação neste concurso, foi ensinar sobre habilidades digitais, especificamente a questão do comportamento responsável do aluno e o combate ao cyberbullying.
Lucas Bitencourt, secretário de Educação, resultados como o do concurso da CGU mostram o investimento que vem sendo feito na educação municipal de Campo Grande. A premiação, conforme o edital, deve acontecer até abril deste ano.
Conquista
Ao celebrar as conquistas recentes da educação, a prefeita destacou os avanços significativos alcançados pela Prefeitura. Ao comentar sobre a conquista do Selo Ouro no “Compromisso Nacional com a Alfabetização” e o recente reconhecimento da Escola Municipal Professor José de Souza no concurso da CGU, a chefe do Executivo Municipal ressaltou o compromisso da gestão com a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva.
''A educação é a base de uma sociedade mais justa e próspera, e em Campo Grande estamos comprometidos em garantir que nossas crianças tenham as melhores oportunidades desde cedo. A conquista do Selo Ouro e o destaque da Escola José de Souza no concurso da CGU refletem nosso esforço em promover uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora. Continuaremos investindo em nossas escolas, em nossos alunos e em nossos professores, porque acreditamos que é através da educação que construiremos o futuro que desejamos para a nossa cidade''.