A festa do auxílio emergencial já alcançou o município de Nioaque. Lá, consta até o nome da esposa do vereador João Carlos Vera, o “Corumbá”, como beneficiária. Janaina Camara Preguiça aparece no Portal da Transparência do governo federal como se tivesse recebido o valor de R$ 1.200,00, do auxílio emergencial, entre os meses de abril e junho.
O que causa estranheza é o fato do vereador “Corumbá” receber um salário de cerca de R$ 6.500,00 do poder legislativo, e ainda possuir um mercado na cidade. Ou seja, o valor da renda familiar é bem maior do que o estabelecido nas regras de adesão ao programa, objetivado a desempregados e famílias de baixa renda.
(Reprodução Portal da Transparência)
De qualquer maneira, Janaina, que cuida do comércio diariamente, não precisaria do valor do governo, até porque o mercado é um item essencial no município.
Vale lembrar que pedir auxílio emergencial sem ter direito é crime e quem fizer solicitação indevidamente estará sujeito a responder por falsidade ideológica e estelionato.
A reportagem tentou contato inúmeras vezes por ligação ao gabinete do vereador, mas as chamadas não foram atendidas. Houve o envio de e-mail aos endereços disponíveis no site da Câmara, e até o fechamento da matéria não houve resposta.
O espaço está aberto ao vereador João Carlos, caso haja um posicionamento sobre o assunto.