Reformar e equipar escolas, investir em valorização profissional e capacitação de professores, ampliação de vagas, preocupação com a merenda escolar e até inclusão de aulas sobre línguas originárias estão entre os projetos para a educação dos candidatos à prefeitura de Campo Grande.
Com base nos planos de governo registrados pelos candidatos no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a reportagem usou o ChatGPT para resumir os principais pontos de cada plano de ação para facilitar a compreensão e entregar o essencial de cada planejamento.
A lista segue ordem alfabética por nome de candidato. Veja a seguir o que propõe cada um:
Adriane Lopes (PP)
- Melhoria da Infraestrutura Escolar: Parceria com a Associação de Pais e Mestres para reformar e equipar 205 escolas municipais, incluindo manutenção contínua, novas áreas verdes, ampliação de espaços de recreação, e instalação de internet de alta velocidade e videomonitoramento.
- Formação Continuada de Professores: Continuação dos programas de capacitação de professores, com foco em deficiências apontadas em avaliações, novas metodologias e uso de tecnologias, além de oferecer cursos de extensão e pós-graduação em parceria com universidades.
- Inclusão e Diversidade: Fortalecimento do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, com projetos pedagógicos inclusivos e capacitações permanentes, atendendo aproximadamente 5.000 alunos com necessidades especiais.
- Educação Infantil: Ampliação de vagas para crianças de 0 a 3 anos, com conclusão de obras de novas EMEIs e capacitação contínua do corpo pedagógico para garantir estímulos adequados ao desenvolvimento infantil.
- Ensino Fundamental: Ações para melhorar o IDEB, incluindo avaliações continuadas, capacitações, metodologias ativas, letramento digital, atendimento psicopedagógico e inclusão de empreendedorismo e educação financeira no currículo.
- Educação de Jovens e Adultos (EJA): Expansão da EJA com formato flexível, parceria para retomar o Programa Brasil Alfabetizado, visando a alfabetização de adultos e a redução das desigualdades de acesso ao mercado de trabalho.
- Alimentação Escolar de Qualidade: Manutenção de alimentação balanceada e nutritiva, com foco na educação alimentar para alunos e famílias, e incentivo à compra de alimentos de produtores locais.
- Parcerias com a Comunidade: Fortalecimento de parcerias com ONGs, universidades e empresas para oferecer atividades complementares, como cursos profissionalizantes, mentoria, esportes, artes e música, visando reduzir a evasão escolar.
- Desenvolvimento de Habilidades Digitais e Tecnológicas: Uso do ParkTec-CG para capacitar professores em ensino tecnológico, além de promover habilidades práticas para alunos em áreas como programação, robótica e empreendedorismo.
Beto Figueiró (Novo)
- Desburocratização e Uso dos Espaços Públicos Escolares: Simplificar o uso dos espaços das EMEFs, EMEIs e CEIs, transformando as escolas em polos de desenvolvimento integral com programas como o MANÁ e TORÁ, que visam construir uma geração autônoma, responsável e evolutiva.
- Integração Intersetorial e Parcerias Público-Privadas (PPP): Promover alianças com outras secretarias e o setor privado para diversificar as opções de aprendizagem e utilizar as instalações escolares em turnos e contraturnos, de domingo a domingo, com atividades culturais, esportivas e educacionais. A gestão das escolas migrará gradativamente para PPPs, onde o parceiro privado será responsável por serviços não pedagógicos, enquanto a função pedagógica permanecerá com a equipe escolar.
- Primeira Infância e Acolhimento: Enfatizar o cuidado com as crianças desde a pré-concepção até os 7 anos, com os CEIs funcionando como núcleos de acolhimento para as famílias, priorizando a maternidade e paternidade consciente. Um Plano Municipal de Assistência Integral à Primeira Infância será criado para integrar ações de saúde, assistência e desenvolvimento social.
- Gestão e Qualificação Profissional: Implementar critérios técnicos para a profissionalização da administração das escolas e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com foco na formação contínua e no desenvolvimento de novos modelos de gestão e colaboração entre escolas. Será criado um Centro de Formação para desenvolvimento profissional constante dos educadores.
- Inclusão e Educação Especializada: Promover a educação inclusiva para pessoas com deficiência (PCDs), adequando as escolas para acessibilidade e oferecendo recursos pedagógicos específicos. Serão criadas equipes multidisciplinares para suporte especializado, além de um currículo escolar flexível adaptado às necessidades dos PCDs. Programas de sensibilização e campanhas na comunidade também serão promovidos para conscientização sobre inclusão.
- Educação para Crianças com Altas Habilidades: Implementar programas de identificação precoce e desenvolvimento de crianças com altas habilidades, com currículos adaptados e suporte contínuo. Será oferecida formação especializada para professores e apoio psicológico para as crianças, além de parcerias com instituições de ensino superior para enriquecimento acadêmico.
- Educação Escolar para Povos Originários e Quilombolas: Criar escolas indígenas e quilombolas, desenvolvendo currículos que integrem os conhecimentos tradicionais e respeitem a identidade cultural dessas comunidades. Investir em infraestrutura adequada, transporte escolar seguro e programas que valorizem a sustentabilidade e cultura locais.
Beto Pereira (PSDB)
- Fortalecer a gestão democrática nas escolas, promovendo transparência e participação da comunidade escolar.
- Ampliar a Educação Infantil com políticas consistentes, zerando a fila de espera por vagas nas EMEIs e garantindo qualidade no atendimento à primeira infância.
- Alfabetização e IDEB: Assegurar a alfabetização no início da trajetória escolar, elevar o IDEB com ações de melhoria no ensino e combater a reprovação e evasão escolar.
- Infraestrutura e tecnologia: Oferecer escolas dignas, tecnológicas e com manutenção adequada, implantando internet de alta velocidade e promovendo o uso de tecnologias educacionais, como robótica e dispositivos modernos.
- Valorização dos profissionais: Adotar políticas de formação continuada para professores e servidores, além de promover a reestruturação da SEMED para atender às necessidades da comunidade escolar.
- Ações intersetoriais: Implementar ações voltadas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo exames oftalmológicos e audiometria, além de dobrar o número de escolas de tempo integral.
- Transporte escolar: Garantir transporte de qualidade para alunos da zona rural, assegurando acesso à educação.
- Colaboração federativa: Buscar ações permanentes de cooperação com governos federal, estadual e outros poderes, visando uma gestão educacional eficiente e eficaz.
Camila Jara
- Educação Infantil: O plano prevê a ampliação da oferta de educação infantil na rede pública municipal, com a conclusão das EMEIs paralisadas e a construção de novas escolas e salas de aula para atender à demanda reprimida. As escolas serão climatizadas e equipadas com parques infantis, solários, brinquedotecas e bibliotecas.
- Ensino Fundamental: A proposta inclui a elaboração de uma política de educação em tempo integral, com a meta de atingir 50% da rede municipal em 4 anos. Haverá adequação do número de alunos por sala de aula, evitando a superlotação e garantindo uma educação inclusiva e de qualidade. Serão implementados laboratórios de informática e de base científica para aulas práticas, e as salas de aula serão equipadas com multimídia.
- Educação Especial: O plano visa oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) adequado às necessidades dos estudantes com deficiências, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades. Isso inclui adaptações no currículo, métodos pedagógicos diferenciados e um ambiente acolhedor. Haverá concursos públicos para Professores de Apoio Pedagógico Educacional (APE), Assistentes Sociais e Psicólogos(as), com o objetivo de fortalecer o apoio aos alunos.
- Educação de Jovens e Adultos (EJA): A oferta de EJA será ampliada na rede municipal, com diferentes turnos para atender às necessidades dos trabalhadores. A proposta inclui articulação com a formação para o trabalho, despertando as potencialidades dos alunos.
- Gestão Democrática: O plano garante uma gestão democrática com ampla participação da comunidade escolar. Serão fortalecidos os processos de escolha de dirigentes escolares, os conselhos/colegiados escolares, as APMs e os grêmios estudantis. A transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros será assegurada.
- Prédios e Equipamentos Escolares: O plano propõe a reforma, ampliação e adaptação arquitetônica das escolas, garantindo condições seguras e adequadas para o exercício pedagógico. Serão adequadas bibliotecas, laboratórios e oficinas, e garantida a manutenção e atualização dos equipamentos das salas de informática, com acesso à internet.
- Valorização dos Profissionais da Educação: Haverá uma política de valorização dos profissionais da educação, com melhorias nas condições de trabalho, carreira, remuneração e promoção da saúde. A formação continuada será incentivada, com acesso a cursos de especialização, mestrado e doutorado. Um plano de carreira único para os profissionais da educação básica pública será implantado, com um piso salarial nacional para 20 horas de trabalho.
Jorge Batista (PCO)
O candidato João Batista não criou um tópico com projetos voltados para a educação. No entanto, o plano diz que “apenas por meio da mobilização dos trabalhadores é possível fazer um governo que defenda os interesses dos trabalhadores. A participação da classe operária e de todos os oprimidos do processo político é uma questão central no programa de governo do PCO”.
O texto também promete um salário digno para os trabalhadores de todas as áreas. “No mínimo, o governo deve pagar o que estipula a Constituição Federal de 1988. Órgãos como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) calculam que esse valor hoje deveria ser de R$7 mil reais. É um valor indicativo do que deveria ser o piso, podendo ser ainda maior caso seja necessário. Por um salário mínimo digno!”.
Luso Queiroz (Psol)
- Desempenho educacional insuficiente: Apesar de ser uma cidade rica, os alunos da rede pública de Campo Grande apresentam desempenho abaixo do esperado, com infraestrutura precária e falta de suporte para alunos com necessidades especiais.
- Investimentos e infraestrutura: O PSOL propõe reajuste salarial para professores, equiparando ao cargo de vereador, e busca de recursos federais e estaduais para construir novas escolas, além de reformar as existentes e universalizar o acesso à educação infantil.
- Modelo educacional: O partido defende uma educação crítica e emancipadora, com foco em uma escola inclusiva, que combata preconceitos e promova debates plurais, além de adotar uma gestão democrática e reformular o currículo escolar.
- Valorização e formação dos profissionais: O PSOL planeja concursos públicos, formação continuada dos professores, especialmente na educação rural, e a criação de programas de incentivo à leitura e atividades lúdicas, visando um ambiente educacional saudável e integrado com a comunidade.
Rose Modesto (UB)
- Reestruturação e Fortalecimento da Aprendizagem: Reestruturar as ações de ensino e oferecer formação continuada para professores, visando melhorar os índices de qualidade e os indicadores educacionais da Rede Municipal de Ensino.
- Valorização dos Profissionais da Educação: Valorizar professores e funcionários administrativos, melhorando as condições de trabalho e incentivando o crescimento profissional.
- Inclusão de Idiomas Originários: Fomentar a inclusão de professores habilitados em idiomas de povos originários nas escolas próximas às aldeias urbanas.
- Reforço Escolar: Fortalecer o programa de reforço escolar para alunos com defasagem no aprendizado, proporcionando suporte adicional.
- Avaliações Periódicas: Implementar avaliações regulares do desempenho dos alunos para identificar lacunas na aprendizagem e orientar intervenções pedagógicas eficazes.
- Merenda Escolar Nutritiva: Aperfeiçoar e ampliar o programa de merenda escolar, com acompanhamento de equipe nutricional e priorização de produtos da agricultura familiar.
- Ampliação das EMEIs: Concluir obras inacabadas e construir novas EMEIs em locais estratégicos para reduzir a fila de espera, além de buscar parcerias para a revitalização da rede municipal.
- Modernização dos Equipamentos: Reativar laboratórios de informática e matemática, modernizar equipamentos e ampliar o acesso à internet de qualidade nas escolas.
- Integração Tecnológica: Atualizar o sistema de informática da educação e integrar tecnologia de forma transversal no processo de ensino-aprendizagem.
- Práticas Inclusivas: Ampliar o acesso a ambientes de aprendizagem inclusivos, garantindo práticas adequadas e treinamento contínuo para professores e funcionários sobre técnicas de ensino diferenciadas.
- Capacitação para Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais: Oferecer capacitação contínua para professores e equipe de apoio no atendimento de alunos com diferentes necessidades.
- Equipes Multidisciplinares de Saúde: Disponibilizar equipes volantes para diagnósticos de saúde física e mental, proporcionando atendimento educacional especializado, incluindo tratamentos auditivos e oftalmológicos.
- Ações de Sensibilização: Promover ações de combate ao bullying e à discriminação, sensibilizando alunos e educadores sobre os impactos negativos na vida de crianças e adolescentes.
- Capacitação Continuada: Capacitar professores para identificar e apoiar crianças e adolescentes vítimas de assédio moral, abuso sexual, discriminação ou bullying.
- Apoio em Situações de Vulnerabilidade: Criar programas continuados de apoio e encaminhamento da comunidade escolar e profissionais da educação em situação de vulnerabilidade psicossocial.
- Parcerias para Campanhas de Sensibilização: Buscar parcerias com clubes de serviço, mídias sociais, e canais de comunicação para promover campanhas de sensibilização em áreas essenciais como saúde, trânsito, educação e segurança pública.
O candidato Ubirajara Borges Martins (DC) não registrou plano de governo no sistema do TSE e nem respondeu à solicitação feita à assessoria.