Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), emenda ao Orçamento feito pela deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS). A medida vai render R$ 50 milhões para construção de Centros de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.
Entre os órgãos que serão construídos, estão Casas da Mulher Brasileira em Corumbá e Ponta Porã.
A Emenda nº 06 foi aprovada por unanimidade pelo colegiado após a parlamentar sul-mato-grossense enfatizar que ''estes espaços físicos vão oferecer serviços para defesa dos direitos das mulheres, acompanhamento e orientação psicossocial, jurídica, avaliação de riscos e proteção da vida”, emendando que “vai integrar todos os serviços especializados para mulheres vítimas de violência''.
A parlamentar apresentou a emenda após a Secretária Especial de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, fazer uma apresentação, no dia 8 deste mês, em Brasília, sobre os procedimentos adotados até agora no atendimento as 82.561 mulheres vítimas de violência no Estado. Também destacou a necessidade de espaços para fazer esse atendimento no interior do MS.