Os escândalos que abalaram o cenário nacional, estadual e, principalmente, municipal como impeachment e investigações variadas, ajudaram no despertar da consciência do eleitor. Porém, os candidatos enfrentam resistência para entregar os famosos ‘santinhos’, materiais utilizados pelos postulantes com foto e número a ser preenchido na urna eleitoral.
Durante o desfile de 7 de Setembro, foi possível ver diversos materiais de como santinhos sendo distribuídos por cabos eleitorais ao longo da Rua 14 de Julho e muito material de candidatos jogado pelo chão.
Mas por outro lado, a resistência é quebrada pela forma como se chega às pessoas, como explica o candidato a prefeito, Athayde Nery, do PPS. "Acho que depende do tipo de abordagem que se faz, faço sem querer invadir a privacidade da pessoa. Elas são educadas e, quando me aproximo, já mostro as minhas propostas que são quatro pilares da minha campanha. E não é um santinho, mas sim uma ideia apresentada e por isso, temos uma boa receptividade".
Athayde Nery, do PPS, durante o desfile. Foto: Geovanni Gomes.
Outro postulante a vaga de prefeito de Campo Grande, Suél Ferranti, do PSTU, também esteve presente no desfile conversando com eleitores, Ferrante afirmou que, durante o corpo a corpo com a população, a situação é favorável para sua campanha. "Todo mundo conhece o PSTU, eles conhecem a gente e sabe que não estamos envolvidos com essas coisas. Por isso, nós não somos rechaçados, por exemplo, como o PMDB ou outros que estão aí no poder".
Suél Ferranti, do PSTU, durante o desfile. Foto: Geovanni Gomes.
O candidato a vereador, Silvio Mori, do PTN, afirmou que o que mais tem escutado da população são pedidos voltados para a segurança pública e educação. "Mas a principal reclamação e reivindicação que recebo também são sobre corrupção e mudança total na Câmara Municipal. Mas a população tem recebido bem as propostas, mas vejo que tem certa resistência em não querer receber o papel, os santinhos", finalizou.
Candidato a vereador, Silvio Mori, do PTN. Foto: Geovanni Gomes.
Durante o desfile, outros dois candidatos estiveram presentes, mas como autoridades. O prefeito Alcides Bernal, do PP, que tenta a reeleição ao deixar a solenidade parou para tirar fotos e conversar com eleitores. Já Coronel David, do PSC, esteve no local, como deputado estadual e representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.