Em pesquisa da CNT/MDA, o total de 49% dos entrevistados indicaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como principal responsável pela demora na vacinação contra covid-19 no Brasil. O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas entre 1º e 3 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos.
Bolsonaro ainda foi lembrado também por 24,3% dos entrevistados, que culparam, em conjunto, o presidente, os governadores e os prefeitos pela lentidão na imunização contra o novo coronavírus, diz o Uol.
Durante a entrevista foi perguntado sobre quem era o 'maior responsável pela demora na vacinação contra covid-19 no Brasil'. As respostas tiveram percentuais de:
O presidente Jair Bolsonaro: 49%
Todos eles (Presidente, Governador e Prefeito): 24,3%
Nenhum deles: 8,1%
O governador de seu estado: 5,6%
Não houve demora: 5,2%
O prefeito de sua cidade: 1,4%
Outros: 1,9%
Não sabem ou não responderam: 4,4%
Coronavac e Pfizer
Conforme o Uol, antes do início da vacinação no país, Bolsonaro atuou contra a CoronaVac, ironizando o imunizante, o primeiro a ser utilizado no Brasil. O governo Bolsonaro também ignorou propostas da Pfizer sobre doses de vacina contra covid-19.
Apesar do histórico, o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) em que disse que não há quadro de inação do governo sobre a compra de imunizantes. A manifestação foi feita na semana passada em uma ação apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em março em que pedia a vacinação em massa no Brasil.
Até ontem, cerca de 13% dos brasileiros já haviam completado sua vacinação. Mais de 525 mil pessoas morreram no país em razão do coronavírus.