A enquete da semana proposta pelo TopMídiaNews perguntava aos leitores quem gostariam de ver ocupando os cargos no Senado Federal a partir de 2019, representando Mato Grosso do Sul durante, ao menos, oito anos. Entre as dez diferentes opções sugeridas como resposta, o já senador Pedro Chaves (PSC) ocupou o primeiro lugar, com 20% dos votos.
Em segundo lugar, com 18%, ficou o juiz federal Odilon de Oliveira, conhecido por atuar no combate ao tráfico na fronteira. Em terceiro, o ex-prefeito de Campo Grande e ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), com 16% dos votos.
Os assentos ocupados por sul-mato-grossenses no Plenário em Brasília são de Simone Tebet (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB), além de Chaves. Os dois últimos terminam mandato em 2019, enquanto Tebet segue até 2023.
O senado brasileiro é composto por 81 representantes, sendo três de cada Estado do Brasil, inclusive do Distrito Federal. A cada quatro anos, são elegidos alternativamente um ou dois senadores por estado com mandato tem duração de oito anos, não havendo limite para a reeleição.
Senadores possuem funções legislativas de caráter mais geral que são compartilhadas com a Câmara dos Deputados e outras de exclusiva competência, entre as principais, processar e julgar a Presidência da República e ministros e autorizar operações externas de natureza financeira.
Abaixo, o restante dos políticos em ordem da colocação final na enquete:
11% - Zeca do PT
10% - Fábio Trad
7% - Ricardo Ayache
7% - Waldemir Moka
6% - Nelson Trad Filho
4% - Rose Modesto
2% - Eduardo Riedel