Entrevista da semana pelo site TopMídiaNews, o senador Pedro Chaves (PRB) defendeu a política do desarmamento. Para ele, o cidadão armado vai sofrer ainda mais, pois pode perder o equipamento para o bandido durante um confronto.
“Sou a favor do desarmamento. Eu acho que o armamento vai trazer muitos malefícios para a população. Principalmente aquela população ingênua que acha que tendo uma arma na mão, ela vai se defender. Pelo contrário, ela realmente vai ter problemas, vão tomar a arma dela”, declarou.
O assunto voltou a ser discutido, pois a Câmara Federal pretende pautar, ainda neste ano, projeto que revisa o Estatuto do Desarmamento, criado para restringir o comércio e o porte de armas no Brasil desde 2003. As mudanças fazem parte, ainda, de projetos de campanha de pré-candidatos à presidência.
O projeto em pauta no Congresso pretende flexibilizar uma série de itens do estatuto para facilitar a posse de armas. Entre as ideias está diminuir a idade mínima para a aquisição de uma arma, conceder mais licenças para pessoas sem antecedentes criminais e que atestem sanidade mental, até eliminar a necessidade de comprovação de efetiva necessidade da arma, que hoje é avaliada pela Polícia Federal.
Segundo o jornal Congresso em Foco, a base da proposta, amparada pela chamada bancada da bala, é o projeto de lei (PL 3722/2012) de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). Aprovada em comissão especial da Câmara, a matéria está pronta para ser apreciada no plenário, e poderá ser relatada pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara.
Assista o trecho da entrevista com Pedro Chaves: