A avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, ficou lotada de bolsonaristas, neste feriado de Finados, que questionam o resultado das eleições, onde Lula (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL). Os pedidos vão de golpe militar até renúncia do presidente eleito.
O grupo se concentra em frente ao quartel do Comando Militar do Oeste. Quase todos vestem verde e amarelo, entoam palavras de ordem e ouvem o Hino Nacional.
O ponto de manifestação em frente ao CMO começou na tarde de segunda-feira (31). Antes disso, apoiadores do atual presidente faziam bloqueios em rodovias.
Via está tomada e manifestação segue em frente ao CMO. (Foto: Silas Lima)
Pedidos
As reivindicações são variadas. Alguns defendem intervenção militar, que é previsto na Constituição, mas sem justo motivo é considerado golpe. Outros questionam a lisura do pleito eleitoral, mesmo sem apresentar provas à Justiça Eleitoral. Outros, mais moderados, pressionam para que o vencedor da eleição renuncie.
Errado
Muitos participantes do protesto estacionaram os carros no largo canteiro da via, o que é infração de trânsito.
Políticos
Desde que o acampamento foi montado, políticos locais passaram por lá. É o caso do Capitão Contar e do deputado João Henrique Catan, que chegou a discursar em cima de uma faixa que pede golpe militar.
A movimentação em frente ao CMO, que começou tímida, aumentou e chegou ao seu ponto alto neste feriado.