O deputado federal Fábio Trad (PSD) propôs a vacinação para pessoas que sofrem com a síndrome pós-covid ao apresentar um projeto na Câmara Federal nesta terça (25) e pediu a incrementação delas no grupos prioritário para imunização no Plano Nacional de Operacionalização.
O parlamentar relaciona doenças como infarto, arritmia, depressão, perda de memória, falta de ar, dificuldade de raciocínio, fadiga e dores intensas, diarreia crônica, perda de cabelo e distúrbios de pele para encorpar o pedido.
Segundo o projeto, cientistas e médicos apontam as doenças como sequelas deixadas pela covid-19 e que até o momento assola mais de 1,6 milhão de pessoas no Brasil.
“Sabemos que o fato de a pessoa ter tido a infecção pelo coronavírus não impede a ocorrência de reinfecção. As mutações desse vírus têm desafiado a ciência, e pessoas que já tiveram a doença podem novamente adoecer de forma grave. Indivíduos que já apresentam sequelas da Covid-19 correm o risco de ficar ainda mais debilitados em uma segunda infecção”, disse o autor da proposta.
Trad salientou que pesquisas apontaram que existe uma redução significativa dos sintomas pós-covid entre os pacientes que tomaram a vacina. "Outro aspecto que merece ser ressaltado é a melhora de sintomas prolongados de Covid-19 após a utilização dos imunizantes".