No terceiro bloco do debate TopMídiaNews/SBT-MS, os candidatos ao governo continuaram com embates diretos. As perguntas tiveram duração máxima de 30 segundos, e as respostas 90 segundos, com réplicas e tréplicas de 30 segundos. Com tema livre.
O candidato Capitão Contar (PRTB) perguntou a Marquinhos Trad (PSD) sobre candidatos que obrigam servidores públicos a comparecerem em reuniões políticas e fazer campanhas.
A pergunta foi: "Tenho ouvido dizer que servidores públicos estão sendo coagidos contra a sua vontade para comparecer às reuniões políticas, adesivar carros. O senhor acha certo esse tipo de atitude?"
E em resposta, Marquinhos Trad disse que o candidato Eduardo Riedel não fala o que ocorre no governo.
“Vivemos em estado democrático de direito, e aqueles que não sabem construir querem comprar a consciência das pessoas coagindo e pressionando. É impressionante como o candidato do governador Reinaldo Azambuja fala coisas contrárias do que estamos vivendo. Eles prometeram diminuir o ICMS do diesel e aumentaram após as eleições.”
Na réplica, Contar afirmou que, em época de eleições, surgem uniões de antigos adversários. Ele perguntou para Trad em quem ele vota para presidente.
“Caroneiros, oportunistas e um líder tem que ter lado. Quem fica em cima do muro e é caco de vidro e gato vadio. Quem o senhor apoia para presidente da República?”, questionou Contar sobre o posicionamento de Marquinhos.
Na tréplica, Marquinhos evitou falar e disse que o partido o dele o deixou livre para escolher.
“O meu partido é MS, diferente de alguns que se falam bolsonaristas, mas em sua chapa tem o PSB, que é do vice do Lula, e o PDT que é do Ciro. Eles fazem de tudo para não perder.”
Horário do Povo
O debate TopMídiaNews/SBT-MS está sendo realizado hoje, dia 26 de setembro, em horário que o trabalhador consegue acompanhar. O evento será transmitido no site e Facebook do TopMídiaNews, e no canal aberto do SBT e da TVE.
Todos os oito candidatos ao Governo participaram da reunião que definiu as regras do debate e assinaram documento comprovando o convite e confirmando a ida ao evento.
DEBATE
O Debate TopMídiaNews/SBT-MS tem link direto com o Portal Metrópoles, de Brasília, um dos jornais mais lidos do Brasil. Metrópoles e TopMídiaNews são parceiros jornalísticos.
O debate foi dividido em cinco blocos, conforme já apresentado e aceito pelas representações oficiais dos oito candidatos ao Governo.
No primeiro bloco, foram apresentadas as regras do debate. Os participantes também puderam se apresentar, com tempo igual para todos.
Do segundo ao quarto bloco, foram reservados para o confronto direto entre os candidatos. A ordem de quem pergunta foi sorteada ao vivo a cada novo bloco, e cada um pode escolher um adversário para a resposta, com réplica e tréplica. Nenhum deles pode ser escolhido mais de uma vez a cada bloco.
Ao final, cada candidato poderá fazer suas considerações finais no quinto e último bloco. A ordem será a inversa das apresentações no começo do programa. O tempo total será de 2 horas de evento.