O deputado federal, Fábio Trad, PSD, disse, nesta segunda-feira (12), que há notícias que a realização da Copa América trouxe uma nova variante da covid-19 ao Brasil. Ele destacou que responsáveis pelo torneio precisam ser investigados pela CPI da Covid.
A equivocada decisão de sediar a Copa América já apresenta seu legado sanitário: uma nova variante do vírus da COVID-19 entrou em campo junto com as seleções e já está fazendo vítimas no país’’, refletiu o parlamentar sul-mato-grossense no Twitter.
Variante
A variante a qual Trad se refere é a B.1.621, que segundo o instituto Adolfo Lutz, é nova e teve origem na Colômbia. Dois atletas que disputaram jogos da competição foram infectados com essa nova cepa.
Vale destacar que a seleção colombiana disputou partidas pela Copa América na Arena Pantanal, que fica em Cuiabá. Um jogador colombiano e outro do Equador se contaminaram com a B1.621.
Além da Colômbia e do Brasil, a cepa já foi identificada em países do Caribe e nos Estados Unidos, onde está sendo estudada com mais detalhes.