O deputado federal, Fábio Trad, do PSD, celebrou a aprovação do projeto de lei que autoriza estados e municípios a comprarem vacina contra a covid-19, em caso de omissão do Governo Federal. Ele destacou que o combate à doença só será efetivo com integração de todos os entes da federação.
Trad elogiou a postura do presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas, por receber governadores e discutir a criação de uma força-tarefa que acompanhará a importação de insumos e a preparação de instalações de empresas para produzirem os imunizantes em solo brasileiro.
“O presidente do Executivo Nacional [Bolsonaro] deveria seguir o vosso exemplo [Arthur Lira] e também convidar os governadores para debates sobre esse tema, mas de forma respeitosa e republicana e não com confrontos e toda aquela desinteligência e altercação que acompanhamos pela imprensa”, sugeriu o deputado.
Integração
Fábio Trad refletiu que o País precisa urgentemente de medidas estratégicas que visem dar mais eficácia à vacinação. No entanto, essas ações devem ser adotadas de forma conjunta.
‘’Sem a sua amplitude e envergadura de dimensão nacional não teremos condições sequer de pensar em recuperação econômica”, avaliou Fábio.
Um exemplo citado pelo deputado de MS é o fato de, na visão dele, o novo coronavírus não respeitar fronteiras, por isso, acaba sendo inútil um estado ou município adotar política restritiva sem a participação de regiões vizinhas.
“Enquanto isso, o vírus está aí ganhando terreno e contaminando os corpos vulneráveis daqueles que hoje estão órfãos de uma política padronizada, uniformizada que congregue, em regime cooperativo e colaborativo, as unidades da federação”, concluiu o deputado.