A somatória de chapas de vereadores lançadas pelos partidos de Campo Grande resultou em 750 candidatos, entre homens e mulheres. Isso significa que a concorrência será de 25,8 por vaga, caso todas as chapas tenham registros deferidos no Tribunal Regional Eleitoral.
O número ainda é menor que a concorrência ampla por vagas oferecidas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no vestibular 2020, no entanto, fica mais fácil entrar para o curso de Direito que conquistar uma vaga no Legislativo.
A Universidade ofereceu, neste ano, 2.139 vagas nos 11 municípios do estado e teve mais de 15 ml inscritos. O curso de Medicina, por exemplo, teve 120,31 concorrentes por vaga; enquanto o de Psicologia teve 28,35 pessoas inscritas por vaga. O curso que chegou próximo à comparação de concorrência com a disputa dos vereadores foi o de Direito, período noturno, que chegou a 24,58 de concorrentes por vaga.
Os partidos
Começando pelos maiores partidos, o PSD de Marquinhos Trad lançou 44 candidatos, assim como o PSDB, Progressitas, MDB, PTB, Podemos e Patriota. Só com essas siglas o número chega a 308 candidatos.
O Solidariedade lançou 43 candidatos, o PT também possui 43 candidatos, assim como o PDT com 43. O PSC está com 36 na chapa, Rede possui 32 candidatos, Democratas 31, PSB e PCdoB lançaram 29 cada. O PV lança 43 candidatos, Avante 30 e o PSL 30. Por último, o Republicanos tem 40 candidatos.
O Novo tem sete postulantes e o PSOL possui seis.
O Democracia Cristã (DC) desistiu de lançar candidatura própria e não possui chapa de vereadores. O partido vai apoiar Sérgio Harfouche junto ao PRTB, que também não tem chapa.