A definição do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela pré-candidatura de Eduardo Riedel (PSDB) ao governo de Mato Grosso do Sul foi divulgada pela imprensa nacional no final de semana. Com a escolha pelo tucano, já são 23 estados onde o mandatário do Palácio do Planalto já tem certo palanques na corrida pela reeleição.
Na edição de domingo (19), do Jornal O Globo, o Mato Grosso do Sul foi destaque. Também foi divulgado que Bolsonaro terá em Riedel o palanque para contrapor com a senadora Simone Tebet, presidenciável do MDB, que deve ganhar apoio do ex-governador André Puccinelli, que vai tentar um terceiro mandato no Parque dos Poderes.
A aliança de Riedel e da ex-ministra e pré-candidata ao Senado Federal, a deputada federal Tereza Cristina (PP), que aproximou ainda mais o tucano aos planos de reeleição do presidente da República também foi textualizada pelo colunista. Pelas contas do Jornal, Bolsonaro já tem palanque definido em 23 estados, enquanto seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT), garantiu 15 Estados.
No sábado (18), o jornal O Estado de São Paulo publicou que em 16 estados, além do Distrito Federal, a união em MDB e PSDB não terá sintonia, pois os pré-candidatos regionais já definiram apoio a Lula ou a Bolsonaro. O partido de Simone já declarou apoio a Lula em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Amazonas. O periódico destaca que em Mato Grosso do Sul, terra de Simone, o PSDB está ‘fechado’ com Bolsonaro.