O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quinta-feira (13) em Alagoas, que “é um crime” o que acontece na CPI da Covid.
Segundo ele, há “vagabundo inquirindo pessoas de bem”.
Conforme o G1, o xingamento é o mesmo usado pelo filho do presidente, senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) para atacar o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), na quarta-feira (12).
“Se Jesus teve um traidor, temos um vagabundo inquirindo pessoas de bem no país. É um crime o que vem acontecendo com essa CPI. Mas o que interessa são as boas ações”, declarou Bolsonaro.
O presidente não citou o nome de Renan, mas, na sequência, apoiadores gritaram “Renan, vagabundo”. Mais cedo na cerimônia, o presidente fez um sinal positivo e acenou para os apoiadores que fizeram o mesmo ataque ao senador alagoano.
Bolsonaro disse ainda que "o recado que tenho para esse indivíduo: se quer fazer um show, tentando me derrubar, não o fará. Somente Deus me tira daquela cadeira”, em referência à cadeira presidencial.
Antes da cerimônia de Bolsonaro, na abertura da sessão desta quinta da CPI, Renan afirmou que a resposta aos ataques era "aprofundar essa investigação" feita pela CPI e que a ida do presidente a Alagoas era "uma evidente provocação a esta comissão parlamentar de inquérito".
Jair Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, para inaugurar três obras.
Em sua chegada, o presidente interagiu com apoiadores sem máscaras e houve aglomeração.
É válido destacar que o uso da proteção em espaços públicos é obrigatório por lei no estado.
Ainda na visita, o presidente andou de carro com a porta aberta, o que é proibido pelas leis de trânsito.
A ação é tida como infração grave, prevista no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, e prevê multa com retenção do automóvel.
O presidente foi direto para o Residencial Oiticica I, no bairro Benedito Bentes, obra que, segundo o governo, beneficiará 500 famílias. O investimento de R$ 40 milhões partiu do Programa Casa Verde e Amarela.
Além dos prédios, Bolsonaro também inaugurou um viaduto entre a BR-316 e a BR-104, equipamento que custou R$ 77,4 milhões e que funciona desde dezembro de 2020.
Em São José da Tapera, no interior, o presidente inaugura o trecho IV do Canal do Sertão, que vai possibilitar chegar a 125 km abastecidos com as águas do Rio São Francisco.
Acompanham o presidente o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), e o prefeito de Maceió, JHC (PSB). Além deles, também estão presentes o senador Fernando Collor (Pros), o ministro do Turismo Gilson Machado e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Alguns deles, como Collor e Machado, não usam máscara.