O vereador Beto Avelar (Progressistas) entrou oficialmente na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Campo Grande. Até então, somente o colega Papy (Solidariedade) articulava o comando da Casa e acha a disputa sadia para o Legislativo.
Beto nega que tenha começado as articulações com atraso e diz que está conversando com outros vereadores.
''Conversamos com seis vereadores e vamos iniciar as conversas individuais... ver as perspectivas de cada um desses... se tiver perfil e vontade, vamos convidar para compor a mesa'', comentou Avelar.
Carlão ficaria com 1ª Secretaria na gestão de Beto Avelar (Foto: Thiago de Souza)
Beto revelou que há um compromisso da prefeita Adriane Lopes (Progressistas), da senadora Tereza Cristina e do deputado federal Luiz Ovando, mesmo partido, de oferecer a 1ª Secretaria da Câmara para o vereador Carlão. No entanto, o atual presidente já está comprometido na chapa de Papy para assumir o mesmo cargo.
O vereador Avelar, reeleito, representa de certo modo os interesses da prefeita e isso tem incomodado alguns legisladores, como Marquinhos Trad (PDT) e Luiza Ribeiro (PT). Ele celebrou aqueles que assinaram intenção de votar na chapa dele.
''Uma assinatura é uma expectativa de voto... diante disso, vamos estar conversando... assim como eles escutaram, nós vamos convencer ele que somos a melhor proposta'', refletiu o progressista.
O vereador – que foi líder da prefeita Adriane nesta legislatura que encerra dia 31 de dezembro, lamentou o fato do outro proponente – Papy – ter lançado uma candidatura sem conversar com o PP, que é a segunda maior bancada da Câmara, atrás somente do PSDB.
''Também não conversou com a prefeita. Todos nós somos aberto ao diálogo'', acrescentou Beto, dizendo que as ultimas eleições para a Mesa foram decididas minutos antes da votação.
''Eles [Papy e PSDB] fizeram o convite pra gente muito tardio... devia ter feito isso lá no início'', avaliou Beto, que disse ser indicado pelo Progressistas e pelo Avante. Também foi dito que os colegas do PP lhe disseram que o partido tem de buscar protagonismo da Câmara.
Papy segue firme e diz ter apoios suficientes (Foto: Thiago de Souza)
Papy
O vereador Papy avaliou que a entrada de Beto na disputa é salular e democrática. Ele, no entanto, diz estar extremamente convicto na vitória e que tem consolidado apoios. Ele se referiu à bancada do PL (Ana Portela, André Salineiro e Rafael Tavares) e citou que Marquinhos Trad comentou sobre ''não ter chance de mudar de voto.