Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Gaeco, deflagrou a Operação ''Fake Fire'', nesta quarta-feira (2), em Nova Andradina. O grupamento mirou um influenciador digital que tem 107 mil seguidores nas redes e estaria promovendo fake News e desinformação no processo eleitoral.
A investida policial contou com a Promotoria Eleitoral de Nova Andradina e cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao influencer, dono da página ''Nova Fogo'' e apelidado de ''Pagodinho''. As ordens foram emanadas pela 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina.
Perfil de blogueiro disseminava mentiras sobre eleições (Foto: Divulgação Gaeco)
Segundo o Jornal da Nova, as buscas ocorreram em dois locais em Nova Andradina e resultaram na apreensão de R$ 5.409,00 em espécie, celular e dispositivos de armazenamento. A Justiça determinou implantação de tornozeleira eletrônica em ''Pagodinho'', além de outras medidas cautelares diversas da prisão.
Ainda segundo o site, o investigado ficará livre, mas terá de se recolher das 19h às 7h, em dias úteis, e em tempo integral em feriados, fins de semana e dias de folga. Foi determinado ainda que Pagodinho não poderá usar qualquer meio para divulgar informações sobre a campanha eleitora, de forma direta ou indireta, por si ou terceiros.
O espaço está aberto para manifestação do citado.