Vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), celebrou, nesta quarta-feira (8), a estimativa que MS pode ser o estado com maior crescimento econômico do País, em 2025. O gestor destacou que o resultado é fruto de trabalho iniciado por Riedel, Reinaldo Azambuja e a Assembleia Legislativa há cerca de sete anos.
Ainda na condição do governador interino [Riedel em férias], o executivo disse que a construção desse resultado começou ainda na gestão Reinaldo Azambuja (PSDB), quando o atual governador era secretário de Governo e fora feito duro ajuste fiscal e reforma administrativa.
''... e aí entra o papel da Assembleia, quando eu fui líder do Governo... enfrentamos o imenso desafio, porque você toma medidas impopulares, mas tínhamos consciência que aquilo era fundamental para a recuperação econômica do Estado'', refletiu Barbosinha.
Empresas se sentem segura no MS, diz Barbosinha (Foto: Reprodução Governo de MS)
Números
O vice-governador comentou sobre as projeções do Banco do Brasil, de crescimento da economia de 4,4% neste ano.
''É mais que o dobro do crescimento nacional. Isso é fruto de responsabilidade fiscal. Com redução de impostos você gera renda, emprego. E essa lógica tem dado certo'', exaltou o político. Ele destacou que os frutos das medidas duras já são colhidos há algum tempo.
''... 2023 foi o 3º e maior crescimento do PIB do país, 1º em investimento público per capita em 2024, 1º em crescimento da indústria de transformação'', celebrou novamente o vice de Riedel.
Municipalismo gera renda e emprego, garante Barbosinha (Foto: João Garrigó)
Municipalismo
Outra frente de sucesso do Governo de MS, na visão de José Carlos Barbosa, é a adoção do conceito do municipalismo, por meio do Programa MS Ativo Municipalismo.
''É o Estado indo aos 79 municípios e cumprindo função que não é do Estado'', comenta Barbosa sobre MS aplicar um terço da receita corrente líquida nos municípios. Em obras de infraestrutura urbana foram R$ 1,5 bilhão aplicados até dezembro de 2024.
''É o que possibilita dizer que nosso governo é municipalista'', completou o gestor.
Segurança Pública
A receita para os bons números da segurança em MS seria o alinhamento das forças de policiais, garante Barbosinha. Ele comentou que em muitos estados civil e militar não dialogam.
''Aqui não. Aqui a PM chega primeiro ao local do crime e já compartilha as informações com a Polícia Civil e normalmente essas informações elucidam o crime. Tanto é que Mato Grosso do Sul é o primeiro estado da Federação em resolutilidade'', explicou.
Barbosinha comentou também que MS é o estado da federação que mais apreende drogas, com 525 mil Kg somente pelas forças de segurança estaduais.