sábado, 23 de novembro de 2024

Busca

sábado, 23 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

08/07/2021 17:00

Privatização dos Correios divide deputados de Mato Grosso do Sul

Projeto visa vender 100% da estatal em leilão

Os deputados Fábio Trad (PSD), Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) são contra a privatização da ETC (Empresa de Correios e Telégrafos). Eles argumentam que companhia gera lucros e que cidades nos confins do país podem ficar desassistidas. O projeto de lei deve entrar em votação na Câmara ainda esse mês.

O governo federal tem a intenção de lançar edital para leilão dos Correios em até março de 2022 e para isso, terá ajuda do presidente Arthur Lira (PP-AL) para acelerar a votação. 

Para o deputado Fábio Trad, a empresa pública teve o maior lucro já visto nos últimos dez anos. Ele explica que o patrimônio líquido dos Correios cresceu 84% de 2019 para cá. “A má noticia. O governo Bolsonaro quer entregar essa empresa pública, que é sua, para magnatas do mercado. O governo quer que ao invés do lucro ser repartido socialmente, seja concentrado nos bolsos de meia dúzia de ricaços. Isso não é só burrice estupidez, é um crime contra você, filhos e netos. É um crime que tem tanta violência como um latrocínio ou um crime de sangue.”

O parlamentar explicou que a empresa é estratégica e liga o país, além disso, com a privatização vai fechar agências e servidores em dezenas de cidades. Ele enxerga o projeto de lei como objetivo de visar apenas o lucro e violência institucional. Trad fez um chamamento em defesa da sociedade e contra a venda dos Correios. 

De oposição, Vander afirma que os Correios cumprem um papel social no país. O PT entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) alegando inconstitucionalidade do projeto e quer interromper o processo.

“Os Correios cumprem um papel social, entregando encomendas e correspondências onde for necessário, mesmo que não seja lucrativo - o que não significa que a empresa não seja lucrativa. Pelo contrário, os Correios geram lucro, porém, a empresa desenvolve suas atividades com foco na população, sem estar presa aos anseios e à voracidade de acionistas.”

Dagoberto Nogueira também afirma que a empresa gera lucros e é contra a privatização. “Mesmo com os Correios dando lucro, o governo Bolsonaro quer entregar a empresa para a iniciativa privada. Sabemos que com a privatização, agências serão fechadas, principalmente no interior, e isso causará demissão em massa. #NaoAPrivatizacaodosCorreios”.

A favor da privatização

Os deputados federais Bia Cavassa (PSDB), Luiz Ovando e Trutis, ambos do PSL, são a favor da privatização. Para eles, a privatização vai ser um marco postal com modernização do sistema brasileiro e os Correios só têm a ganhar com a nova política. Procurados pela reportagem, eles não deram retorno até o fechamento deste texto.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias