domingo, 30 de março de 2025

Busca

domingo, 30 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

24/06/2021 15:47

Bancada de MS vota 'sim' e libera candidaturas de políticos multados por improbidade

Aprovação desta quinta-feira altera lei da Filha Limpa; matéria vai ao Senado

Cinco dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul votaram ‘’sim’’ para liberar candidaturas de prefeitos ou governadores que tenham sido multados, em razão de atos de improbidade administrativa. A votação ocorreu nesta quinta-feira (24). 

No total, foram 345 votos a favor e 98 contra, com quatro abstenções. Da bancada de MS, os deputados Beto Pereira e Bia Cavassa, do PSDB, votaram sim. Vander Loubet, PT, Dagoberto Nogueira, PDT, e Luiz Ovando, do PSL, também apoiaram a proposta.

O deputado Fábio Trad, do PSD, se absteve. Já Tio Trutis, PSL e Rose Modesto, do PSDB, votaram contra. Apesar da aprovação com larga margem de votos, o PL que altera a lei da Ficha Limpa é considerado polêmico. 

Entenda

Conforme o Portal da Câmara dos Deputados, atualmente, é inelegível por oito anos o gestor que tiver contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A proposta aprovada determina que a pena não cabe aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e tenham sido sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

O relator da PL aprovada, Enrico Misasi, do PV de São Paulo, justificou a proposta.

“Ao analisarem as contas, os tribunais vêem que a pena é desproporcional. São casos de omissão parcial na prestação de contas, divergência com Tribunal de Contas acerca de dispensa de licitação para a realização de algum show, situações de baixíssimo potencial ofensivo em que não há dano ao erário”, disse.

A proposta segue para o Senado Federal.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias