O deputado tucano Paulo Corrêa foi confirmado para o comando da Assembleia Legislativa, em mandato que começa nesta sexta-feira (1). Um dos cargos mais cobiçados, a primeira secretaria, ficou novamente com o cacique Zé Teixeira (DEM).
Dias antes da definição, o pleito ficou mais disputado com o recordista de votos da Casa, Renan Contar (PSl), se colocando como aspirante à primeira secretaria.
A articulação dos cargos até o consenso da mesa-diretora foi conduzida pelo coordenador político do PSDB, Sérgio De Paula.
Correa ocupa o sétimo mandato na casa de leis e obteve a bênção do governador Reinaldo Azambuja.
Em determinado momento da disputa, Onevan de Matos (PSDB) não aceitou a deliberação do partido pelo nome de Correa e ameaçou até sair candidato avulso.
O PT chegou a ter espaço garantido na mesa, pelo então virtual presidente Paulo Correa. Neste caso, deve ocupar a 3º secretaria, mas ainda não definiu o nome.
Teixeira foi mantido na primeira secretaria. (Foto: TopMídiaNews)
A nova legislatura terá cinco parlamentares do PSDB, três do MDB, dois do DEM, dois do PSL, dois do PT, dois do Solidariedade e dois do Progressistas. As demais siglas, PTB, Patriotas, PDT, PRB e PSD têm um representante cada.
A oficialização dos nomes da mesa diretora ocorre nesta sexta-feira, logo após a posse dos parlamentares, marcado para às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa.
A mesa diretora da Assembleia ficou assim:
Presidente - Paulo Correa (PSDB)
1º Vice-presidente - Eduardo Rocha (MDB)
2º Vice-presidente - Neno Razuk (PTB)
3º Vice-presidente - Antonio Vaz (PRB)
1º Secretário - Zé Teixeira (DEM)
2º Secretário - Herculano Borges (SD)
3º Secretário - (PT) - nome não definido
*matéria alterada às 18h24 para correção e acréscimo de informações