ALEMS NOVEMBRO 7

quarta, 27 de novembro de 2024

Busca

quarta, 27 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

31/08/2022 15:26

Simone Tebet recebeu mais destaque no 1º debate de presidenciáveis, diz analista político

Ele afirma que quadro muda, mas não é sinal de voto garantido; análise é relativa à postura dos candidatos

Após o primeiro debate entre os candidatos a presidente da República, a candidata de MS, Simone Tebet, pode ter ganhado percentuais de eleitores. O quadro muda em percentuais de intenção de votos, mas ainda não é sinal de votos garantidos. É o que diz o doutor em Ciência Política da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Ailton Souza.

O professor afirma que as falas mais contundentes de Simone Tebet foram favoráveis a ela. A decisão da candidata de ser mais incisiva demonstrou a que veio e os resultados devem ser positivos. “Ela teve uma postura melhor que a Soraya Tronicke e ajuda no ponto de vista de conteúdo, estratégia política. E isso foi muito favorável.”

Muda o quadro?

Para Souza, as pesquisas estimuladas divulgadas nesta semana ainda não vão refletir o resultado do primeiro debate, pois, foram realizadas antes e não tiveram campo. Porém, ele aposta em mudanças variando entre um e dois pontos aos candidatos.

Dessa maneira, Simone deve melhorar o saldo nas pesquisas da próxima semana. “A gente acaba não pegando os reflexos desse campo do primeiro debate nos resultados das pesquisas divulgadas nesses dias após o embate. E nas próximas, a gente passa a ter uma mudança no quadro entre um ou dois pontos, como reflexos desse debate.”

Ele diz que, de modo geral, as estratégias dos candidatos foram trabalhados pelos marqueteiros. Por isso, a postura de Lula mais calma e sem enfrentamento, um Ciro Gomes mais incisivo e um Jair Bolsonaro pronto para o ataque. 

“Bolsonaro vai bater na tecla em cima do tema corrupção. Essa é a estratégia do governo Bolsonaro para aumentar o eleitorado. Além do aumento dos auxílios, baixa da gasolina.  Se hoje a coisa está boa, o eleitor tende a atender esse momento. O momento marca o humor do eleitor. Da mesma forma que alguma denúncia de corrupção ou outra pode mudar muito.”

Boca de urna

O doutor afirma que a aposta com mais acerto é a boca de urna.

“Temos apostado que a melhor pesquisa é a boca de urna. Tudo aquilo que o eleitor define é mais fiel no dia em que ele está convicto naquele momento. Esse tipo de pesquisa boca de urna são as mais fieis. As pesquisas qualitativas mostram a tendência do momento, e é sim um elemento importante.”

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias