A prefeita Adriane Lopes (Progressistas) abordou o tema de cuidado e respeito aos idosos de Campo Grande. Ela se refere a projetos pioneiros, como a implantação da Vila dos Idosos e um centro médico especializado para esse público na Capital.
Adriane é candidata à reeleição pela Coligação ''Sem Medo de Fazer o Certo''. No caso das moradias, que também é conhecida como ''Condomínio da Melhor Idade'', trata-se de projeto de locação social e moradia digna para os mais velhos de baixa renda.
Conforme a divulgação, o programa já foi lançado pela Emha em julho deste ano e propôs a seleção de idosos para concorrer a 40 apartamentos disponíveis. Cada unidade tem 33,7 metros quadrados e foram projetadas para atender diversas normas, sobretudo acessibilidade.
"Estamos trazendo um novo conceito de moradia para os nossos idosos. A locação social é uma alternativa inovadora que garante dignidade e qualidade de vida àqueles que tanto fizeram por Campo Grande", destaca a prefeita Adriane Lopes, ao reafirmar sua visão de uma cidade inclusiva e atenta às necessidades da população.
Centro Médico de Cuidado com o Idoso
Outra proposta da prefeita para o público da melhor idade é ''Centro Médico de Cuidado com o Idoso'', perto da Vila dos Idosos. Ele será especializado no atendimento médico e multidisciplinar, oferecendo geriatria, fisioterapia, psicologia e nutrição, com foco na prevenção e tratamento de doenças crônicas, comuns na terceira idade. O local também promoverá atividades físicas adaptadas, oficinas de bem-estar e acesso a serviços de reabilitação e terapias ocupacionais.
Ainda segundo divulgado, o centro terá consultórios especializados, área de convivência, centro de reabilitação e apoio psicossocial, além de orientação nutricional. O objetivo é melhorar a autonomia e qualidade de vida desse público. Também contará com programas de apoio a familiares e cuidadores, com capacitações e grupos de suporte, incentivando a interação social e proporcionando um ambiente acolhedor. O Centro Médico será Integrado à Rede Credenciada SUS e regulado pelo Sisreg do município.
Eficiência e justiça social
A divulgação dos feitos da candidata cita a construção de 187 casas para famílias da Comunidade Mandela, vitimados por um incêndio em novembro de 2023. Neste caso a gestão Lopes viabilizou entrega de moradias e 7 mil regularizações fundiárias foram entregues no mandato dela.
A atual prefeita quer novo mandato para reduzir déficit habitacional na Capital. Entre as principais propostas, estão a construção de novas unidades habitacionais em áreas com infraestrutura consolidada, beneficiando mais de 30 mil pessoas, e o fortalecimento do Programa de Melhoria de Moradias, que oferece assistência técnica, kits de materiais de construção e crédito para famílias que vivem em condições precárias.
A prefeita, segundo a assessoria, também planeja expandir o programa de aluguel social, proporcionando a mais famílias o acesso a moradias dignas por meio de unidades privadas e públicas. E, com o sucesso da Vila dos Idosos, Adriane pretende replicar o projeto em outras regiões da cidade, ampliando o número de unidades de locação subsidiada para a população acima de 60 anos.