Candidata à reeleição, Adriane Lopes (Progressistas) foi ao Ministério Público de MS assinar termo de compromisso com a Primeira Infância, em Campo Grande. Ela prometeu zerar a fila de espera na educação infantil. O ato ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça.
Adriane assinou a carta ''Eu me comprometo com a primeira infância'', elaborado pelo MP-MS. O texto estabelece diretrizes como direitos das crianças de 0 a 6 anos com foco em saúde, educação e proteção.
Segundo a campanha, Lopes promoveu avanços significativos, como a redução pela metade da fila de espera por vagas nas EMEI's, que chegou a ser de 12 mil crianças.
"Conseguimos matricular 6.600 crianças na rede, um passo importante para garantir que as crianças tenham acesso à educação desde cedo", afirmou Adriane. Foi dito que a gestão reduziu as ações na Justiça sobre vagas nas escolas.
A postulante ao Paço comentou que criou três novos conselhos tutelares para ampliar a rede de proteção infantil.
O documento assinado por Adriane e proposto pelos promotores Nicolau Bacarji Junior e Oscar de Almeida Bessa Filho, da Vara da Infância, estabelece 13 compromissos a serem cumpridos em parceria com o governo federal e estadual. Enre eles estão o fortalecimento dos direitos das crianças e gestantes de Campo Grande, com foco na execução de políticas públicas eficazes e no monitoramento contínuo dessas ações por órgãos como os Conselhos Tutelares.
O Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude do MPMS, destacou a relevância desse compromisso.
"É no período de 0 a 6 anos que ocorre o desenvolvimento mais significativo do ser humano, tanto emocional quanto social. O compromisso da prefeita com essa faixa etária é crucial para o futuro de Campo Grande", pontuou Maluf.