A segunda fase da Operação Snow aconteceu nesta quarta-feira (15), orquestrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), e cumpriu nove mandados de prisão preventiva, todos sendo em Campo Grande. Outros 19 mandados de busca e apreensão aconteceram na capital, mas também em Dourados, Ponta Porã e Piratininga, em São Paulo.
O TopMídiaNews apurou e veja quem são os nove alvos presos pelas autoridades: Diego Fernandes Silva, Emerson Correa Monteiro, Felipe Henrique Adolfo, Vitor Gabriel Falcão Pinto, Wilson Alves Bonfim, Rodrigo de Carvalho Ribas, Michael Hugo Guimarães de Bairros, Lucas Ribeiro da Silva e Jessika Farias da Silva.
Essa fase acontece quase um ano após a primeira ofensiva contra uma facção criminosa, atuante em Mato Grosso do Sul. Naquela oportunidade, em março de 2024, a partir da análise do material apreendido, especialmente telefones celulares, revelou que ao menos outras 17 pessoas integram a organização criminosa, alvo dos trabalhos, entre os quais advogados e policial civil.
Segundo restou demonstrado, o líder da organização criminosa atuava para monitorar eventuais investidas das forças de segurança, via cooptação de servidores públicos corruptos, o que era feito por meio de advogados.
A atuação dos advogados não se limitava à prestação de serviços jurídicos, mas envolvia a prática de ilícitos, como a corrupção de agentes públicos para a obtenção de informações privilegiadas e monitoramento das cargas de drogas, além de serem conselheiros de outros assuntos sensíveis da organização.
O escoamento da droga, como regra cocaína, era realizado por meio de empresas de transporte, inclusive, descobriu-se agora, de empresas terceirizadas dos Correios.