Testemunha que flagrou o abandono de uma idosa, de 83 anos, em um apartamento em um dos condomínios do Residencial Nelson Trad, no Jardim Carioca, acredita que a vítima tenha sido abandonada 'de propósito' pelo marido. Ela vive em condições insalubres e o caso chegou até o conhecimento da polícia.
Sem querer se identificar, uma moradora ressalta que antigamente o marido ficava com ela, mas agora, ele sai bem cedo, deixando a idosa solitária e só voltando no início ou até mesmo, final da noite.
"Você vê que ele sai bem cedo mesmo e chega tão tarde da noite que a coitada fica lá sozinha. Tanto que a hora que ele chegou estava tudo escuro, eu não sei nem se ela sabe acender luzes, essas coisas. E a hora que ele chegou que ele acendeu", disse.
A testemunha ainda relatou que os dois saiam juntos e poucas vezes ficavam o dia inteiro do lado de fora da casa. Porém, de uns três meses para cá, a situação mudou da água para o vinho.
O receio agora é em relação ao fato dela pular uma grade existente no apartamento e se machucar. "E aí ela fica pulando uma gradezinha que tem, entendeu? Aí eu fico com medo, às vezes, dela, tipo, cair, machucar, porque ela já é de idade, né? Cair, machucar, alguma coisa", comentou.
E complementou. "Antigamente eu vi ela bebendo, assim, latinha junto com ele, né? Mas agora faz dias que eu não vejo ela bebendo mais, porque ela fica o dia inteiro sozinha, né? E aí quando ele chega, ela já está até dormindo, coitada".
Denúncia dos moradores
A situação foi descoberta pela polícia, nesta segunda-feira (2), após denúncia de vizinhos, que alegaram que a vítima de 83 anos era trancada pelo marido dentro de casa.
Segundo informações do registro policial, os militares foram até o local e encontraram a idosa com a casa em situação insalubre, com muita sujeita e sem comida, além de não haver pessoas responsáveis que acompanhassem a idosa.
Uma vizinha, que foi quem acionou a polícia, informou que a idosa está vivendo em situação de abandono, possui problemas de saúde, porém não realiza acompanhamento médico e não faz uso de medicamentos.
Diante da situação, a polícia foi até o local e conversou com a idosa, mas ela não quis acompanhar a equipe, pois argumentava que estava bem e não necessitava de atendimento.
O caso foi registrado como abandono de incapaz.