Um homem não identificado foi preso nesta semana, durante uma operação da polícia, entre os dias 10 a 13 de setembro, em Coronel Sapucaia, a 396 quilômetros de Campo Grande. Ele é suspeito de praticar crime sexual contra uma indígena menor de idade.
A prisão ocorreu durante decorrência da Operação Protetor das Divisas e da Fronteira, realizada por equipes da Delegacia Regional de Polícia Civil e da Delegacia de Atendimento a Infância, Juventude e Idoso de Dourados. As autoridades realizaram ações preventivas na área territorial da Aldeia Taquaperi e suas subdivisões (Taquara, Cerro e Kurussu Ambá), bem como nas regiões conhecidas como Retomada I, II e III.
Durante as diligências, foram estabelecidos contato com as lideranças locais para que os colaborassem no acesso à área da Aldeia Indígena, com o intuito de realizar policiamento ostensivo e de Polícia Judiciária.
A ação possibilitou, ainda, apoio a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia ao realizar intimações e cumprimento de ordens de serviço de procedimentos em trâmite naquela Delegacia, cujos casos possuem envolvimento de pessoas da respectiva aldeia indígena.
Na ocasião foi possível localizar, identificar e encaminhar a Delegacia local, autor de crime sexual, perpetrado contra uma indígena menor de idade da comunidade. O autor do fato foi preso em flagrante.