Secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a deputada federal Camila Jara e outras autoridades se reuniram, nesta terça-feira (24), em Campo Grande. A pauta foi a tomada de medidas para definir rumos de fiscalizações e fomento para bares, sobretudo os da região central da Capital.
Entre os participantes estavam o Coronel da PM Renato Garnes e o secretário-executivo de Gestão Política da Capital, Marcus Vinicius Perez. O encontro foi motivado após confusão envolvendo a parlamentar, que interferiu em atuação de equipes na fiscalização de estabelecimentos, na madrugada de domingo (22).
Problemática
Conforme a divulgação, os barzinhos da 14 de Julho e Calógeras atraem centenas de pessoas diariamente. Contudo, desde a abertura, a PM tem recebido diversas denúncias de perturbação de sossego, que motivou fiscalização e cobranças de alvarás.
No entendimento da deputada petista, algumas ações de fiscalização teriam sido severas de mais e outras abusivas, levando a multas e apreensão de equipamentos injustamente.
Ainda segundo divulgado, os atores envolvidos se muniram de dados e fizeram a discussão para achar ponto de equilíbrio. Foi dito que a falta de regulamentação municipal no caso a Lei do Silêncio gera consequências e insegurança jurídica aos comerciantes da região. Fora isso se discutiu ações de fomento aos empresários e até regulamentação de ambulantes no local, porém respeitando questões econômicas e ambientais.
No encontro, foi firmado compromisso dos participantes em trabalharem em conjunto por uma solução. Um dos encaminhamentos versa sobre a realização de uma audiência com a prefeita Adriane Lopes (Progressistas).