A Polícia Militar Ambiental em Campo Grande multou o proprietário de uma chácara em Rochedo por desmatar área maior do que a permitida. Imagens de satélite comprovaram a derrubada de vegetação de 1,53 hectares.
A autuação ocorreu dentro da operação Cervo-do-Pantanal de combate e prevenção ao desmatamento. Os policiais ambientais verificaram no local, que havia uma licença ambiental para o desmatamento de 9,96 hectares, porém, o proprietário rural desmatou 11,49 hectares acima do permitido.
O desmatamento ilegal também foi flagrado por meio do uso de GPS e mostram que a prática ocorria há longo tempo, já que havia até pastagem e eucalipto no local. As atividades foram interditadas.
O Infrator de 77 anos, residente em Campo Grande e responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.
O fazendeiro foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada junto (Prada) ao órgão ambiental estadual.
Operação Cervo-do-Pantanal
A vistoria faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 594 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites, a maior parte na bacia do rio Paraguai e algumas na bacia do Paraná, pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE). O Comando da PMA acredita que até o mês de junho, todas as vistorias tenham sido efetuadas.