A 5ª CIPM realizou, na manhã desta quinta-feira (29) uma operação no bairro Nova Campo Grande, a Base Comunitária esteve das 9h às 12h, na Rua Nove esquina com a Rua Cento e Quatorze, colhendo informações, sugestões e sanando duvidas da população local, também foram apresentados os programas Vizinhança Solidária e PROMUSE (Programa Mulher Segura).
Na semana passada, dia 22 de agosto (quinta-feira) no Bairro Jardim Carioca, a Polícia Militar realizou operação denominada “Meu bairro seguro”, sendo utilizadas equipes da Força Tática, Promuse (Programa Mulher Segura), Policiamento Comunitário, Rádio Patrulha e Moto Patrulhamento, a ideia do Comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Dominoni é a implantação imediata do programa “Vizinhança Solidária”, tendo como, projeto piloto os bairros Jardim Carioca e Vila Nova Campo Grande.
Na data de hoje vai ocorrer uma reunião para tratar do programa Vizinhança Solidária, na Escola Professor Fauze Scaff Gattass Filho, às 19h. O objetivo do projeto é integração e a interação da Polícia Militar com a comunidade local, contribuindo para a redução dos índices de crimes praticados na região e o aumento da sensação de tranquilidade.
O programa consiste em alguns pontos-chave, entre os quais:
- Promover a interação entre a Polícia Militar e a comunidade;
- Monitorar a área de atuação da unidade;
- Cadastrar ocorrências e mapear os locais recorrentes de delitos;
- Monitorar os indicadores criminais da região;
- Estimular a participação da comunidade no programa e criar uma rede solidária de prevenção à segurança;
- Construir uma rede de informações;
- Contato periódico com a Polícia Militar;
- Ouvir as necessidades da população;
- Colher reclamações e obter informações para o ajustamento do programa;
- Realizar reuniões e palestras sobre o tema Segurança;
- Diminuir sensivelmente crimes e pequenos delitos como: furtos a pessoas e residências.
A instituição trabalha constantemente na busca das melhores formas de atender a sociedade sul-mato-grossense, inclusive realizando o intercâmbio de experiência com outros estados da federação, analisando ações que obtiveram êxitos e estudando novas formas de aprimorar o policiamento preventivo e comunitário no Estado de Mato Grosso do Sul.