Marcos Jair Dias, de 49 anos, morto nesta terça-feira (28) no Jardim Samambaia, havia furtado um estúdio de pilates horas antes de entrar em confronto com a Polícia Militar. Ele era bastante conhecido por furtos a comércios e residências e tinha vários vídeos dos crimes nas redes sociais.
Segundo a Polícia Militar, Marcos Jair acumulava uma extensa ficha criminal, com registros desde 2009. Ele era especialista em furtos a comércios e residências.
Nas redes sociais, circulam imagens do criminoso cometendo furtos desde outubro de 2021, quando invadiu e roubou itens em uma loja de roupas no bairro Nova Campo Grande.
Também circulam nas redes sociais, imagens de furtos ocorridos no Jardim Panamá, em outubro passado, e também no Portal Caiobá, no mesmo período. Marcos Jair cometia os crimes durante a madrugada, sem nenhum pudor em esconder o rosto.
Após imagens de câmeras de segurança circularem nas redes sociais, mostrando Marcos Jair cometendo os furtos na capital, ele estava há alguns dias desaparecido das regiões onde atuava.
Nesta terça-feira (28), no entanto, ele teria voltado a agir, invadindo e furtando um estúdio de pilates. Marcos teria levado um cartão bancário e um tablete, além de outros objetos do local.
Os itens foram encontrados dentro do Renault Kwid que estava dirigindo no dia do confronto policial. O carro também era furtado, estava com placa falsas e tinha um boletim de ocorrência registrado no dia 4 de outubro de 2023.
Através de uma denúncia anônima, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi informado que os produtos dos crimes eram armazenados em uma residência na Rua Carmem Miranda, no bairro Aero Rancho.
Uma equipe foi até o local indicado e encontrou diversos objetos de origem suspeita, desde makita a rádios, secadores de cabelo, escovas, máquinas de massagem e máquinas de cortar cabelo. A casa aparentava estar desabitada e todo o material foi apreendido para investigação.
Morte em confronto
A Polícia Militar informou que Marcos Jair foi localizado no bairro Jardim Samambaia, dirigindo um Renault Kwid com placas adulteradas. Ao perceber a aproximação da equipe do Batalhão de Choque, acelerou abruptamente, iniciando uma fuga em alta velocidade por diversas ruas do bairro.
Após perder contato visual com o veículo, os policiais o reencontraram na Rua Mercedes Pereira Mayer, onde o suspeito abandonou o carro e tentou se esconder dentro de uma residência. A equipe iniciou buscas no imóvel e no quintal, e em determinado momento, Marcos Jair se levantou entre uma plantação de mandioca e apontou uma arma de fogo para os policiais.
Diante da ameaça, os agentes efetuaram três disparos contra ele. Ferido, ele foi desarmado e rapidamente socorrido por outra equipe do Batalhão de Choque, sendo encaminhado à UPA Tiradentes. No entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica.
Além do Batalhão de Choque da Polícia Militar, participaram da ocorrência a Polícia Civil e a perícia. As armas de fogo utilizadas na ação policial foram recolhidas pela perícia para análise.
O corpo de Marcos foi encaminhado ao Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e o caso é registrado pela Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) - Cepol.