A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta terça-feira (4), a Operação Sabazius para desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de contrabando de bebidas alcoólicas.
As investigações apontam a obtenção de benefícios fiscais indevidos, especialmente com a venda de cervejas, as quais, previamente, haviam sido exportadas ou pela simulação de operações de exportação de produtos que permanecem no Brasil e são comercializadas no mercado interno.
Foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com objetivo de ‘amparar’ o transporte, em território brasileiro, de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai.
No mês de dezembro, conforme a operação, ocorreu a apreensão de um grande carregamento de cerveja, que seria destinado à exportação, mas que estava sendo transportado pela rodovia BR-060, com destino a Campo Grande.
A 3ª Vara de Campo Grande decretou busca e apreensão de bens e direitos em seis endereços, onde são cumpridos mandados tanto em Campo Grande, como em Ponta Porã.
O nome da Operação faz referência ao deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega. No total, dois auditores fiscais, sete analistas tributários da Receita Federal e 25 policiais federais participam da ação.