A Operação Refúgio foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18), pela Polícia Federal, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar, em Corumbá. Serão cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva de indivíduos que retiraram do território nacional cidadão boliviano, que se encontrava na condição de refugiado e foi levado para a Bolívia, onde era procurado em razão de Mandado de Prisão.
Participam da operação, 41 Policiais Federais e 10 Policiais Militares de MS. De acordo com a operação, o crime aconteceu no mês de agosto de 2019, quando o cidadão boliviano, que estava na condição de refugiado no Brasil, foi abordado em um estabelecimento comercial por indivíduos armados e transportado com o uso de violência para o território boliviano.
Ao passar pelo Posto Esdras, ponto de controle migratório em CorumbáS, o cidadão boliviano, que estava sendo retirado à força do território nacional, chegou a tentar empreender fuga, contudo foi impedido e efetivamente retirado do País.
A ação foi descoberta pela Polícia Federal e foi constatado o envolvimento de Policiais Militares nos fatos. O nome da operação é uma alusão ao instituto de direito internacional que abrigava o cidadão boliviano no território nacional antes de sua retirada ilegal do Brasil.