Nesta quinta-feira (31), a Polícia Civil deflagrou a Operação "Lobo Mau", uma operação nacional que objetiva desmantelar uma rede criminosa, chamada de Child Sexual Abuse Material (CSAM), que atua na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
A organização foi alvo de investigações da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) em Mato Grosso do Sul e de outras unidades de investigação, coordenada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo GAECO de São José do Rio Preto, com apoio da Homeland Security Investigations (HSI) dos Estados Unidos.
A operação focou em criminosos que utilizavam plataformas digitais como Roblox, Telegram, Instagram, Signal e WhatsApp para enganar e coagir crianças a produzirem conteúdo pornográfico.
Em Dourados, um homem de 46 anos teve seu equipamento apreendido, e em Naviraí, um jovem de 19 anos foi preso por armazenar centenas de vídeos de abuso infantil.
Já no Distrito Federal e em outros 20 Estados, a operação cumpriu 94 mandados de busca. Além da apreensão de dispositivos para análise forense, a operação busca identificar outros envolvidos.