Dono de um cão pitbull, de 27 anos, foi preso em flagrante e indiciado por maus-tratos, por deixar o animal amarrado a uma corda curta, na rua Pirituba, no bairro Guanandi, nesta terça-feira (8), em Campo Grande.
A ação foi da equipe do delegado Maércio Alves Barbosa, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista, em Campo Grande.
Conforme a Decat, a corda pequena limitava os movimentos do cão, impedindo o acesso à água e comida, além de não permitir se proteger do sol.
O animal, segue a polícia, tem cerca de um ano, é branco e não castrado. Para piorar a situação, ele estava repleto de carrapatos. Testemunhas disseram que a situação já dura, ao menos seis meses. Aliás, o suspeito já havia sido denunciado, tendo sido fiscalizado pelo Centro de Controle de Zoonozes, no dia 18 de fevereiro deste ano.
Ainda segundo a polícia, apesar das orientações do CCZ, o dono do cão não proveu melhorias e a situação de maus-tratos continuou.
O criminoso não teve direito à fiança, já que a pena máxima para o crime é superior a quatro anos. Sendo assim, segue preso e vai passar por audiência de custódia.