O prefeito Marquinhos Trad (PSD), publicou no Diário Oficial, desta quarta-feira (27), o extrato de adesão à ata de registros de preços de referência ao Centro de Motomecanização e Intendência, da Polícia Militar de Minas Gerais, para comprar três viaturas para atender a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).
Segundo o documento, o registro de preço é para a aquisição de três viaturas com cela, tipo perua, zero quilômetro, da Marca Citroen, modelo AirCross Start 1.6. O valor disponibilizado é de R$ 183.348,00, do fornecedor Peugeot Citroen do Brasil Automóveis Ltda.
Tropa de Elite
Marquinhos tem investido pesado na Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Segurança Pública regulamentou a atuação do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), uma espécie de tropa de elite dentro da Guarda Municipal Civil, treinada para oferecer resposta imediata a situações adversas em Campo Grande. Com uniforme camuflado azul, eles terão acesso a armas letais e não letais.
Segundo o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), o GPI vai trabalhar auxiliando os órgãos competentes nas ações de reintegração de posse e de áreas invadidas; auxiliar as Gerências Administrativas Regionais no cumprimento das ordens de serviços; e fazer rondas ostensivas e preventivas nos terminais de ônibus, nas praças e nos pontos-base.
A tropa também deve ser acionada para operações conjuntas com órgãos de segurança pública estadual e federal; operações especiais desencadeadas pela Superintendência do Comando da Guarda Civil Municipal; apoiar outros órgãos de segurança pública, no desempenho de missões cujas características exijam táticas e procedimentos especiais; coordenar e comandar os grupos especiais.
Além disso, o Grupo de Pronta Intervenção fica responsável pelo adestramento dos cães da instituição e o emprego dos animais nas operações.