A Polícia Militar Ambiental tem atuado de forma intensa neste ano pandêmico e isso pode ser um reflexo no aumento de infrações ambientais que foram registradas nos primeiros seis meses em Mato Grosso do Sul. Ao todo, o número é 37% superior comparado ao mesmo período do ano passado e isso rebate nas aplicações de multas.
De acordo com a polícia ambiental foram feitos 619 autos de infrações neste primeiro semestre, enquanto no ano passado, apenas 452 foram elaborados. O crescimento está ligado diretamente contra a fauna, flora, pesca, poluição, contra o ordenamento urbano e cultural e contra a administração ambiental.
As multas também apresentaram um valor significativo, mas embora esteja abaixo do período do ano passado. Neste ano, a polícia destinou mais de R$ 9,3 milhões em multas arbitradas, ficando abaixo dos R$ 10,4 milhões aplicadas no ano anterior.
A justificativa para valores de multas menores é devido ao tipo de ocorrência nas autuações. Algumas infrações possuem valores muito altos previstos nas normas, então, o valor de multas depende muito dos tipos de infrações.
As infrações predominantes foram contra a flora com 340 nesse, e 233 autuações no primeiro semestre de 2020, seguidas por infrações relativas à pesca com, 143 nesse semestre e 125 autuações no anterior.