Influenciador digital de Jardim levou um susto ao receber uma multa de R$ 5 mil, do Ibama. Ele é acusado de compartilhar reportagem em que o dono de uma pousada abraça araras-azuis em Bonito.
Segundo o internauta, que preferiu não se identificar, o dono da pousada, um idoso, foi personagem de uma reportagem do programa ''Domingo Espetacular'' da RecordTV. Na atração, o empresário é descrito como o ''O vovô que tem o dom de abraçar araras''.
O empresário, conforme exibido no programa, também interage com outros animais, inclusive com uma anta debaixo da água. O personagem da matéria é entrevistado pelo repórter da RecordTV MS, Willian Franco.
Reportagem exibe interação com anta (Foto: Reprodução RecordTV)
Já a postagem feita pelo influencer sul-mato-grossense ocorreu em 25 de fevereiro deste ano e seria um recorte da reportagem da emissora paulista, inclusive com créditos. Ele não foi à fazenda, nem tocou em animais, somente compartilhou nas redes sociais.
Na legenda do vídeo, o denunciado escreveu: ''Um momento de interação entre homem e natureza. Isso é Mato Grosso do Sul'' e ''As araras vivem soltas na natureza''.
O morador de Jardim disse que estava viajando e, quando retornou, recebeu, em casa, a autuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, no valor de R$ 5 mil. Na descrição da multa, o órgão ambiental explicou: ''fazer uso da imagem de animal silvestre em situação de maus-tratos ou abuso''.
''...vou indagar o porquê fui multado. Sendo que o mesmo vídeo já foi publicado anteriormente, e com o mesmo contexto e legenda, acredito que possa ter sido uma decisão arbitrária do Ibama'', lamentou o digital influencer.
''... diversas imagens como essa são veiculadas em diversos portais de notícias do Estado'', desabafou.
O denunciante também acredita que o órgão ambiental o confundiu com o idoso.
''Me colocou como se eu fosse ele, mas ainda sim é arbitrário'', disse o jovem, sugerindo abuso e censura.
Na descrição da lei, aponta o Ibama, a multa se deu porque o influencer queria obter lucro compartilhando a imagem.
Autuação contra influencer de Jardim (Foto: Repórter Top)
O digital influencer contratou um advogado e pretende procurar a Polícia Militar Ambiental e depois o Ibama para pedir suspensão da multa e cobrar indenização.
''Fui orientado a acionar o Ministério Público. Porém, acredito que com uma conversa com o próprio Ibama não será preciso, mas estou aguardando o contato deles'', refletiu o comunicador digital.
Entramos em contato com o Ibama para saber se, todos que compartilharem a reportagem serão multados. O espaço está aberto para todos os citados, sendo o empresário, os órgãos ambientais e a RecordTV.