Os brasileiros Jacy Martins da Silva Junior, Sergio Guilherme Freitas Oliveira, Yuri Salomão e Wellinton Hourão Pereira, foram presos pela Polícia Boliviana, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, acusados de estelionato. Conforme o Diário Corumbaense, eles vendiam pacotes de viagem por meio de aplicativo e se aproveitavam para "limpar" contas de pessoas interessadas nos anúncios.
De acordo com o site, a chefe da Divisão Econômica e Financeira da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc), Pamela Cecilia Ascarun, disse que a investigação foi iniciada após denúncias.
As vítimas eram atraídas pelo Instagram com ofertas de pacotes de viagem. Depois de conseguirem os dados pessoais, os golpistas faziam o aplicativo travar e imediatamente invadiam contas bancárias e faziam transações para terceiros, com somas que chegam a 81 mil bolivianos, cerca de R$ 50 mil reais.
Pelo menos sete pessoas foram vítimas da quadrilha, cujo líder reside no Brasil. Sem divulgar mais detalhes, a Polícia informou que o líder é quem recebia a maior porcentagem do dinheiro.