O desfile do bloco Vira-Lata, que aconteceu neste domingo pela orla de São Conrado, no Rio de Janeiro acabou em confusão envolvendo guardas municipais e alguns foliões. Um vídeo que circula na Internet mostra o momento em que um agente dá um "mata-leão" em um rapaz e o arrasta pela Avenida Prefeito Mendes de Moraes, por onde o bloco passou.
As imagens não mostram toda a confusão, mas é possível ver quando um grupo de guardas discute com algumas pessoas. Um dos agentes parte para cima do homem e dá uma gravata nele. Outro aparece batendo com o cassetete no rapaz já imobilizado.
Procurada pelo DIA, a Guarda Municipal disse que a confusão começou quando uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE) estava prestando socorro a um homem que estava caído no chão. No vídeo, é possível ver esse homem.
"Um grupo de foliões se aproximou da equipe de forma ríspida, incitando a população e com xingamentos", a corporação alega, afirmando que o homem imobilizado foi preso por desacato e levado à delegacia da Gávea (15ª DP). "O grupo ainda atirou pedras contra a equipe danificando a porta do veículo".