Carlos Alexandre Goveia, de 41 anos, conhecido como Kandu, foi preso na noite desta sexta-feira (22) em um condomínio de luxo na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo. Ele é um dos maiores contrabandistas de cigarros na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Kandu estava portando um documento falso quando foi preso pela Polícia Militar de São Paulo. Contra ele existia mandados de prisão referentes as operações Nepsis e Teçá da Polícia Federal por ele integrar a máfia do cigarro.
Conforme o site Tá Na Mídia Naviraí, Carlos foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas.
No dia 11 de outubro do ano passado, Kandu conseguiu escapar de uma ação policial que envolvia o Departamento contra o Crime Organizado, o Grupo Tático da Polícia Nacional e o Ministério Público do Paraguai.
A suspeita é que a operação tenha vazado e isso colaborou para a fuga do contrabandista. Na operação, os agentes da polícia paraguaia foram até o condomínio de luxo Seven Falls, em Salto Del Guairá, na fronteira com Mundo Novo.
No entanto, a operação conseguiu prender o comparsa de Carlos Goveia, o ex-policial militar de Mato Grosso do Sul, Fábio Costa, o "pingo", considerado o maior contrabandista de cigarros da fronteira.