O ex-diretor da Unidade Penal Ricardo Brandão em Ponta Porã, Carlos Eduardo Lhopi Jardim, 40 anos, está entre os cinco presos da Operação La Catedral, desencadeada ontem (6) pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).
Carlos foi afastado no ano passado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul), após duas fugas de internos na unidade.
Conforme uma nota divulgada pela Polícia Civil, a apuração envolve organização criminosa, concussão, corrupção passiva e corrupção ativa, entradas irregulares de celulares intramuros, tráfico de drogas, bem como, diversas outras irregularidades, como a liberação e comércio de bebidas alcoólicas, carnes e drogas, em troca de propina.
Todos presos foram encaminhados para Campo Grande e seguem no Centro de Triagem.
A prisão tem prazo de cinco dias e visa garantir a eficiência nas investigações, impedindo que provas possam ser destruídas ou contaminadas.
O nome da Operação La Catedral faz referência a Penitenciária "construída" na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.