Mateus Davalos Ribas, de 26 anos, conquistou na justiça a redução de pena pela morte do vizinho Matheus Vitor Fernandes Oliveira, assassinado a tiros no dia 25 de fevereiro de 2022, no Jardim Los Angeles, em Campo Grande. Ele confessou que já utilizava a arma há duas semanas e saiu armado no dia do crime.
Ele foi condenado a 15 anos de cadeia, após passar por julgamento no final do ano passado, em novembro, ao encarar o banco dos réus. Contra ele, a denúncia era o homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.
No pedido da defesa, que entrou com apelação contra a sentença, foi pedido a redução de pena pela confissão espontânea. Num primeiro momento, os advogados usaram da mesma estratégia, mas no dia do julgamento, a causa foi reconhecida, mas não acolhida.
Porém, dessa vez, a justiça considerou plausível o pedido de confissão espontânea sobre a utilização da arma no crime, pois além de não ter sido reconhecida na sentença, Mateus Davalos confessou ter saído atrás da vítima com a arma de fogo no bolso e que a arma já estava sob sua posse há duas semanas.
No agravo, não foi apontado por que a sentença não "expôs as razões pelas quais inobservou o patamar de redução de um sexto consagrado na jurisprudência referente à atenuante da confissão espontânea, sendo impositiva a reforma da sentença no que tange à exasperação levada a efeito na reprimenda intermediária".
Morte de Matheus Vitor
O jovem, na época com 20 anos, foi encontrado morto na manhã do dia 25, na rua Antonio Luis Pereira, no bairro Los Angeles.
De acordo com testemunhas, a vítima foi morta durante a madrugada. Moradores encontraram o corpo de acionaram a Polícia Militar.
Alguns moradores, que não tiveram a identidade revelada, contaram que conheciam a vítima. Matheus era conhecido por ter cometido furtos na região.