PREFEITURA DE MARACAJU SETEMBRO 2024

quinta, 19 de setembro de 2024

Busca

quinta, 19 de setembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

há 7 horas

Com mandados em MS, operação tira do ar 675 sites e 14 apps de jogos piratas

Operação internacional conta com a participação da Argentina, EUA, Paraguai, Peru e Reino Unido

A Operação 404, que combate crimes de pirataria e violações de direitos autorais na internet, retirou do ar 675 sites e 14 aplicativos ilegais de streaming nesta quinta-feira (19). A ação internacional é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação de cinco países (Argentina, EUA, Paraguai, Peru e Reino Unido) e apoio de estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul.

Nesta 7ª fase da operação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, com a apreensão de materiais relacionados aos crimes. Mato Grosso do Sul, junto com outros estados, reforçou o combate ao crime cibernético, buscando interromper a distribuição de conteúdo ilegal.

A operação é conduzida pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e pelas Polícias Civis de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, com participação dos Ministérios Públicos catarinense e paulista.

Além de sites e aplicativos, a ação desindexou conteúdos de mecanismos de busca, reduzindo o alcance das atividades criminosas, segundo informações do site Metrópoles.

Desde 2019, a Operação 404 atua com foco na desativação de serviços piratas, como filmes, séries e músicas, com grandes prejuízos ao setor cultural e criativo. A prática ilegal, além de causar perdas econômicas, representa um risco à segurança dos consumidores, expostos a malwares e roubo de dados.

Os investigados podem ser penalizados com até quatro anos de prisão e multa, além de responder por associação criminosa e lavagem de dinheiro. A participação de Mato Grosso do Sul na operação reforça o esforço conjunto no combate à pirataria digital no Brasil e na América Latina.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias