João Vitor dos Santos Lipu, 23 anos, baleado pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) na tarde de quarta-feira (22) é velho conhecido da polícia e tem mais de 80 passagens.
Ele e comparsas são responsáveis por cometer um assalto na tarde de terça-feira, em uma residência com uma criança e uma adolescente no bairro Monte Castelo, em Campo Grande.
Na data, por volta das 15h, os suspeitos estavam em um veículo modelo Chevrolet Onix, de cor branca, quando arrombaram uma residência na Rua Gravataí, no bairro Monte Castelo. No local, estava uma adolescente de 15 anos e seu irmão de 10 anos. As vítimas perceberam a presença dos assaltantes e se trancaram em um quatro.
No entanto, os assaltantes arrombaram o quarto e, de modo agressivo, passaram a gritar com as vítimas: “Cadê o cofre? Cadê o dinheiro? Passa tudo, passa seu celular!”. Na ação, os suspeitos roubaram um aparelho celular, um tablet e joias e, fugiram logo em seguida, após perceberem que a adolescente havia conseguido ligar para a mãe.
Já na quarta-feira (22), por volta das 16h, na Rua Jacarepaguá, no bairro Tiradentes, a equipe da DERF e deparou com o mesmo carro utilizado na prática do crime que estava ocupado por três pessoas. No momento da abordagem, dois autores fugiram e um terceiro entrou em confronto com os policiais, sendo então alvejado pela equipe.
João Vitor foi socorrido e encaminhado à Santa Casa, onde permanece internado e preso em razão do cumprimento do mandado de prisão. Ele estava foragido da justiça e apreendido com ele um revólver calibre.38. Além disso, ele foi preso em flagrante pelo roubo e por porte ilegal de arma de fogo.
O Grupo de Operações e Investigações (GOI) prestou o apoio à DERF para as diligências de preservação de local para fins de perícia. Vale destacar que após análise no sistema policial, foi constatado que o autor está relacionado em 82 boletins de ocorrência, entre furtos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e entre outros.
O assaltante já foi condenado por furtos, crimes de trânsito e resistência, sendo réu em outros 10 processos criminais em Campo Grande pelos crimes de receptação, adulteração de chassi, roubos, furtos e associação criminosa.
Em continuidade às diligências, os policiais se deslocaram até uma casa no Bairro Tiradentes utilizada pelo grupo criminoso, onde foram encontrados objetos relacionados ao roubo. Diante disso, a DERF trabalha para a identificação e localização dos demais autores. Qualquer informação relacionada ao crime pode ser repassada de forma anônima por meio do WhatsApp da DERF: (67) 99986-0295.
Câmera flagra especialista em furtos agindo no bairro Monte Castelo pic.twitter.com/npkWdgeRv9
— TopMídia News (@topmidianews) November 23, 2023